Não há problemas com a água de Campina Grande. Pelo menos é que constatam resultados das amostras que foram analisadas em laboratórios ambientais para ajudar na solução do caso. A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) está investigando o que aconteceu com o reservatório Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, porque a população abastecida pelo manancial observou que há cheiro e gosto na água.
De acordo com o diretor regional da Cagepa, Ronaldo Menezes, uma das empresas de análise ambiental responsável por identificar as mudanças na água garantiu que os níveis de agrotóxicos encontrados “estão dentro dos padrões de potabilidade” e não há qualquer tipo de veneno ou substância que possa fazer mal à saúde.
Ainda de acordo com ele, a substância que tem causado o mau cheiro na água é a geosmina. Ela teria se originado em células das plantas (algas) e no solo do reservatório, causando, por sua vez, a contaminação da água ao entrar em contato com o cloro.
Desde o dia 12 de julho que se deu início a um tratamento, mas as células ainda estavam resistindo, segundo Ronaldo. Para alcançar o objetivo de retirar as células que provocam essa substância, já foi implementado outro produto no tratamento, um coagulante que ajuda a reter essas células. Desde então os resultados já têm apresentado melhoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário