Rama Dantas, candidata ao governo da Paraíba, é assaltada em João Pessoa
A candidata ao governo da Paraíba, Rama Dantas (PSTU), registrou um boletim de ocorrência na 9ª Delegacia Distrital de Mangabeira, em João Pessoa, após ser assaltada a poucos metros de casa, no bairro do Bancários. O caso foi registrado na noite de quinta-feira (30).
Conforme nota divulgada pelo partido da candidata, dois homens em uma motocicleta roubaram uma bolsa de Rama Dantas com documentos e objetos pessoais. O crime aconteceu a cerca de 200 metros da residência da professora. Ainda de acordo com a nota, Rama Dantas ficou machucada pela ação agressiva, mas passa bem.
O Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) informou que nenhum registro, feito com base em ligação para o 190, foi feito pela candidata. Até o início da manhã desta sexta-feira (31), nenhum suspeito havia sido preso, nem o material roubado tinha sido recuperado.
Carro e celular do vice-prefeito de Campina Grande são tomados durante assalto
Um carro e um celular pertencentes ao vice-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, foram roubados na noite desta quinta-feira (30) no bairro de Bodocongó. O motorista e o funcionário do político aguardavam Enivaldo do lado de fora de uma casa quando foram abordados e assaltados.
Dois homens armados teriam se aproximado do veículo a pé e anunciado o assalto. Após a ameaça, eles conseguiram levar o carro, uma Toyota Hilux SW4, e fugir do local. O celular de Enivaldo, que estava dentro do veículo também foi levado.
Durante o crime, Enivaldo estava jantando dentro da casa que visitava e não chegou a presenciar a ação.
A polícia foi acionada e ainda na noite de ontem conseguiu localizar o veículo que havia sido roubado. O carro foi abandonado intacto no bairro das Malvinas, mas sem as chaves. No entanto, o celular de Enivaldo não foi localizado.
Em 308 cidades há mais eleitores que habitantes
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que em 308 cidades do Brasil o número de eleitores é maior que o de habitantes, considerando a estimativa populacional. Metade dos municípios onde ocorre a inversão está em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em Goiás e todos são de pequeno porte, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Em todo o país estão aptos para votar 146,8 milhões de eleitores, o que corresponde a 70,4% da população brasileira, de 208,5 milhões. Os menores colégios eleitorais do país estão em cidades com menos ou pouco mais de mil habitantes.
O município com menor número de eleitores é também o menor do país em habitantes: Serra da Saudade (MG), com 941 para 786 habitantes.
De acordo com a pesquisa da CNM, a maior diferença entre o eleitorado e a população residente ocorre em Canaã dos Carajás (Pará). A cidade tem 3.805 eleitores a mais que habitantes. Em Severino Melo (RN), Cumaru (PE) e Maetinga (BA), a disparidade entre eleitores e residentes também é maior do que 3,2 mil.
Números
Em relação aos municípios que têm menos eleitores entre os habitantes, Balbinos (SP) é o primeira do ranking, com 5.532 habitantes e eleitorado de apenas 1.488. Em seguida, a proporção de eleitores em relação ao número de habitantes abaixo de 30% ocorre em cidades do interior do Pará: Água Azul do Norte, São Félix do Xingu e Ulianópolis.
As capitais representam os maiores colégios eleitorais. Em números absolutos, São Paulo lidera a lista com 9 milhões de eleitores, o que representa cerca de 6% do total brasileiro. Em seguida, vêm o Rio de Janeiro, com 4,8 milhões de eleitores (3,3,e Brasília, com cerca de 2 milhões de eleitores (1,42%).
Análise
O levantamento da confederação, baseado nos registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ressalta que as diferenças ocorrem pela distinção entre os domicílios eleitoral e civil, o que permite que o eleitor more um uma cidade e vote em outra.
A concentração de eleitores em locais com maior atividade econômica e migração constante de grupos populacionais, como ciganos e assentados, também contribui para a diferença, segundo a CNM
“Morar numa cidade e votar na outra é possível, não é fraude. Não tem má-fé aí. São várias situações. São todos municípios de pequeno porte”, afirmou o presidente da CNM, Glademir Aroldi.
Ele disse que há situações em que os jovens saem para estudar em outras cidades, mas mantêm o domicílio eleitoral no município de origem. “Há muitas cidades litorâneas onde a pessoa acaba adquirindo imóvel, mas reside e trabalha em outra, e com o tempo transferiu o título pra lá também”, observou.
Queixas
Outro motivo apontado por Aroldi é o fato de que o número real de habitantes de algumas cidades pode estar subestimado. O próximo censo do IBGE está previsto para ser feito em 2020, e a estimativa mais recente do instituto foi baseada no censo anterior, de 2010.
“Há reclamações de prefeitos de que o censo do IBGE não foi feito [em algumas dessas cidades]. A população pode estar subestimada, muitos municípios alegam isso. O município diminuiu no último censo feito pelo IBGE, mas a população pode não ter diminuído ou ter aumentado alguma coisa”, reagiu Aroldi.
Para a CNM, equívocos como esses têm impactos para a população e o município. “Isso traz prejuízos enormes para o município porque os programas e recursos do governo federal são distribuídos de acordo com o número de habitantes”, disse Aroldi.
PREPARE O BOLSO: Conta de energia continuará mais cara em setembro
TSE julga caso Lula em sessão extraordinária convocada para próxima sexta-feira
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá fazer uma sessão extraordinária na próxima sexta-feira (31), segundo o Broadcast Político apurou com dois integrantes do tribunal.
A sessão extraordinária de sexta-feira ocorrerá um dia depois do prazo final para o envio ao TSE da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso e condenado na Operação Lava Jato. O pedido do registro do petista é alvo de 16 contestações no tribunal, entre elas a impugnação formulada pelo Partido Novo.
Nesta quarta-feira (29), o Novo reforçou ao TSE o pedido para barrar a participação de Lula no horário eleitoral do rádio e da televisão. As peças de publicidade dos presidenciáveis no horário eleitoral serão veiculadas às terças, quintas e sábados, começando no próximo sábado (1).
Em tese, o ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso de Lula, pode levar para julgamento na sexta-feira tanto o registro de Lula quanto o pedido para barrar o ex-presidente do horário eleitoral.
Na avaliação de um ministro do TSE ouvido reservadamente pela reportagem, o ideal seria que, mesmo sem a conclusão da tramitação do processo de registro, Barroso decidisse até esta sexta-feira sobre a participação de Lula no horário eleitoral.
Até a publicação deste texto, ainda não havia sido feita uma convocação oficial para a sessão extraordinária de sexta-feira, cuja pauta ainda será definida. As sessões do TSE ocorrem às terças e quintas-feiras.
O objetivo principal da ofensiva jurídica do Partido dos Trabalhadores é garantir a presença do petista no horário eleitoral gratuito.
Fonte: Estadão
Homem acusado de estuprar deficientes mentais zona rural de Monteiro é condenado a 15 anos
O réu Eloi Leandro foi condenado nesta quarta-feira (29) pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) a 15 anos de prisão por ter estuprado duas mulheres com problemas mentais no ano de 2017, no Sítio Pocinhos na zona rural da cidade de Monteiro, no cariri Paraibano.
O juiz Marcos William de Oliveira determinou que a pena seja cumprida em regime fechado.
O acusado foi condenado em primeira instância a 23 anos, mas apelou e sua pena diminuiu em oito anos. Segundo a denúncia, Eloi Leandro foi preso em flagrante logo após praticar os atos libidinosos com as duas mulheres. O fato aconteceu na residência do homem em Monteiro. As vítimas relataram os abusos sofridos em depoimento.
Grupo de estelionatários de Recife é preso em loja de eletrodomésticos de Bayeux
Um grupo de estelionatários foi detido na tarde desta terça-feira (28), no município de Bayeux, região metropolitana de João Pessoa, enquanto faziam compras.
Com eles foram encontrados documentos falsos, uma TV e celulares que haviam sido comprados. A prisão em flagrante foi realizada pela Guarda Civil de Bayeux, com o apoio da Rotam, Força Tática e Batalhão de Policiamento Ambiental.
Duas mulheres e um homem integravam o grupo. De acordo o comandante da Guarda Civil, eles são de Recife e respondem pelo mesmo crime em Recife. A ação aconteceu em uma loja de eletrodomésticos em Bayeux.
Workshop ensina como promover a satisfação de clientes em Sumé
Mais de 70 venezuelanos desembarcam em João Pessoa nesta terça
Dos 278 imigrantes que serão interiorizados esta semana, 71 chegarão à Paraíba nesta terça-feira (28). Os outros refugiados serão encaminhados a Manaus (63 pessoas) e São Paulo (55 pessoas).
As pessoas serão acolhidas pela ONG SOS Aldeia e pela Pastoral do Migrante, no Conde.
Os outros venezuelanos que aceitaram a transferência sairão de Boa Vista na próxima quinta-feira (30) para abrigos do Rio de Janeiro (25 pessoas), Distrito Federal (4 pessoas) e Goioerê (60 pessoas), no interior do Paraná.
Na segunda-feira (26), um grupo de 36 profissionais de saúde voluntários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) saiu de Brasília com destino a Roraima, onde durante seis dias vão atender os imigrantes nos abrigos de Boa Vista e Pacaraima, com foco na prevenção de doenças.
A Casa Civil informou que nos meses de agosto e setembro mil venezuelanos que ingressaram em Roraima serão enviados para outros estados. Nos meses anteriores, 820 estrangeiros fizeram o processo de interiorização em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), e outros milhares, segundo o governo, migraram por conta própria.
Segundo a Agência Brasil, a transferência dos venezuelanos para outros estados é uma das ações da Operação Acolhida, iniciada pelo governo federal, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), entidades da sociedade civil e prefeituras, para dar assistência aos imigrantes que chegaram ao Brasil nos últimos meses fugindo da crise político-econômica da Venezuela.
Homem incendeia casa de ex-esposa e atual marido promete vingança, em JP
Um incêndio supostamente criminoso destruiu parte de uma casa na manhã desta terça-feira (28) no conjunto Cidade Verde do bairro de Mangabeira, em João Pessoa.
O ex-marido da proprietária da casa fez várias ameaças e na manhã de terça ele foi no local onde ela trabalha vendendo galinha.
O acusado disse que ela não seria dele e de mais ninguém e, minutos depois, ela soube que a casa estava pegando fogo.
Atualmente ela vive com o pai dos quatro filhos dela, de quem ficou separada por dois anos, período em que ela teve esse relacionamento complicado.
Na parede da casa ficou a frase em tom de ameaça que dizia: “tu vai morrer misera, fim” [SIC].
Mesmo com a chegada do Corpo de Bombeiros, a humilde família perdeu muita coisa e fez um apelo para conseguir o que foi perdido.
O atual marido disse que espera a oportunidade de encontrar o suspeito, identificado como Tiago, para se vingar.
Com Paraíba.com
Pagamento do PIS/Pasep com correção de 8,97% já está sendo feito. Veja quem tem direito e como sacar . O pagamento das cotas doPIS/Pasep para trabalhadores de qualquer idade foi retomado na última quarta-feira, dia 8 de agosto. Os recursos começaram a ser liberados em junho, mas o pagamento foi suspenso em julho para aplicação do reajuste anual, que será de 8,97%.
Têm direito ao benefício pessoas que trabalharam com registro em carteira entre os anos de 1971 e 1988. A permissão de saque nessas condições é válida apenas até 28 de setembro. Após esta data, volta a valer a regra anterior, que libera o pagamento para maiores de 60 anos.
A expectativa do governo é que 16 milhões de pessoas, com idade inferior a 60 anos, possam sacar até 16 bilhões de reais do PIS/Pasep até o final do calendário. Na primeira etapa, 4,8 milhões de cotista sacaram o benefício, totalizando 6,6 bilhões de reais.