As eleições 2018 que aconteceram nesse domingo (7) evidenciaram a renovação tanto da Assembleia Legislativa da Paraíba, que teve 39% de mudanças; quanto da bancada paraibana na Câmara Federal, que teve metade de seus membros trocados.
Câmara Federal
A atual bancada, os deputados reeleitos foram Aguinaldo Ribeiro (PP), Wellington Roberto (PR), Damião Feliciano (PDT), Hugo Motta (PRB), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Efraim Filho (DEM). A novidade ficou por conta da eleição do atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia (PSB), que foi o mais bem votado para integrar a Câmara dos Deputados. Ingressaram ainda Frei Anastácio (PT), Julian Lemos (PSL) e Edna Henrique (PSDB), única mulher eleita para integrar a Câmara dos Deputados.
Na nova formação, dois ex-deputados conseguiram retornar à Câmara: Wilson Santiago (PTB) e Ruy Carneiro (PSDB), depois de quatro anos sem mandato parlamentar. Gervásio liderou a disputa pela Câmara Federal, com uma votação de mais de 146 mil, comemorou o resultado das eleições deste domingo na Paraíba, destacando que além de ser motivo de muita alegria, é resultando de um trabalho que vem dando certo na Paraíba.
Assembleia Legislativa
A Casa também amplia a bancada feminina que passa de três para cinco novas parlamentares. Permanecem com mandato as deputadas Camila Toscano (PSDB) e Estela Bezerra (PSB) que terão a companhia de Cida Ramos (PSB), Pollyanna Dutra (PSB) e Doutora Paula (Progressista). A deputada Daniella Ribeiro (Progressista) sai da Assembleia para assumir o mandato de senadora.
O resultado também surpreendeu pelo resultado dos petistas que perderam três cadeiras na Casa. O deputado Frei Anastácio foi eleito para um mandato federal e deixa a Assembleia. Já Anísio Maia e Zé Paulo não conseguiram retornar ao mandato. Quem também não conseguiu se reeleger foram os deputados Jutay Meneses (PRB), Antônio Mineral (PSB), Janduhy Carneiro (Patriota), Lindolfo Pires (Podemos), Renato Gadelha (PSC) e Trócolli Júnior (Podemos).
Os deputados Arnaldo Monteiro (PSC), Bruno Cunha Lima (SD), Gervásio Maia (PSB) e Ricardo Marcelo também não retornam a Assembleia Legislativa. Arnaldo desistiu da vida pública, mas conseguiu eleger o filho, Anderson Monteiro. Assim como Arnaldo, Ricardo Marcelo também desistiu da disputa. Bruno foi candidato a deputado federal, mas não conseguiu se reeleger, e Gervásio Maia conseguiu se eleger como deputado federal.
Entre os 14 novos parlamentares estão: Cida Ramos, Wilson Filho, Pollyanna Dutra, Anderson Monteiro, Doutora Paula, Doutor Taciano Diniz, Junior Araújo, Cabo Gilberto Silva, Moacir Rodrigues, Eduardo Carneiro, Doutor Érico, Chió, Walber Virgulino e Felipe Leitão.
Bancada governista forte
Com as mudanças, para a próxima legislatura, o novo governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), terá o apoio de uma bancada formada por pelo menos 22 deputados, dos 36. A bancada que hoje é maioria na Casa, ganha nomes como Cida Ramos, Wilson Filho, Pollyanna Dutra, Doutor Taciano Diniz, Júnior Araújo, Doutor Érico e Chió.
Nenhum comentário:
Postar um comentário